terça-feira, julho 29, 2014

Pele ao sol: fique atento aos cuidados

Daniela Goulart - 5º Semestre
Pele ao sol: fique atento aos cuidados
Dermatologista Sandra faz algumas recomendações para quem quer se expor ao sol

Com o fim de semana chegando, muitas pessoas se preparam para se exporem ao sol em busca do bronzeado. O verão é a estação do sol, mas é preciso ficar atento, pois em excesso a exposição aos raios solares podem causar envelhecimento precoce e câncer de pele.

A dermatologista Sandra Sueli Pessanha Ferreira, que oferece atendimento na rede municipal de Saúde de Tubarão, tem algumas dicas para essa estação. “Em primeiro lugar, nenhum cidadão pode chegar ao ponto de descascar a pele por exposição ao sol, nem deixar a pele avermelhada. Os negros devem ficar atentos, pois a pele não vai aparentar vermelhidão, mas os riscos são os mesmos”, afirma a dermatologista.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, no Brasil o câncer mais frequente é o de pele. Isso corresponde a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas.

O horário ideal para exposição ao sol, ainda com o uso de protetor solar, é antes das 10h e depois das 15h. “A pessoa deve buscar o equilíbrio o sol é necessário, mas a exposição prolongada é prejudicial”, disse Sandra. 

O uso de roupas de algodão, tecido sintético especial e a utilização de chapéu ajudam a proteger o corpo dos raios solares. Mesmo quando o tempo está nublado e quente os cuidados não podem ser esquecidos. “Lembrando que o boné não é indicado, pois ele não protege as laterais do rosto. Para quem usa chapéu, deve procurar um que alcance a ponta do nariz, este é o ideal”, observa a especialista.

Trinta minutos antes de se expor ao sol. Este é o tempo necessário para passar o protetor solar. Mesmo com o uso de cremes protetores é necessária uma reaplicação depois de um tempo em ação, em média de duas a quatro horas. O produto funciona por menos tempo dentro d’água, e deve ser reaplicado depois de 20 minutos em contato com a mesma. “Algumas pessoas se queimam mesmo de baixo do guarda-sol, e isso ocorre porque o cristal da areia reflete o sol, ou seja, ela também queima”, adverte Sandra.

Para quem vai comprar um guarda-sol, é necessário avaliar: tecido de algodão ou plástico grosso. Evitar usar este produto se for de nylon. “O nylon só protege da luz visível, deixando os raios passar pelo tecido”, declara a profissional.

Outras dicas:
- Todas as pessoas devem procurar beber muita água e sucos naturais;
- Crianças até oito meses devem tomar pouco sol, até as 8h30 e depois das 17h; 
- Protetor não pode causar ardência, em nenhuma parte do corpo;
- Pílulas de betacaroteno são prejudiciais à saúde; 
- A utilização de câmaras de bronzeamento é proibida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário