terça-feira, julho 29, 2014

Aluno de Publicidade e Propaganda tem fotos publicadas e ganha evidência na internet

O objetivo inicial era um trabalho da disciplina de fotografia, mas mesmo que sem grandes pretensões Elder Pacheco postou o trabalho na internet e conseguiu uma grande evidência.


Iuri Castelan Tavares
Estagiário de Jornalismo

                Um trabalho acadêmico tem potenciais que muitas vezes passam despercebidos por muitos alunos. Elder Vieira Pacheco, 19 anos, aluno de Publicidade e Propaganda que iniciará o segundo semestre, conseguiu, a partir de um de seus trabalhos, chegar a um resultado que nem mesmo o estudante esperava conseguir.

            No início era mais um trabalho a ser realizado para a disciplina de fotografia da universidade. A atividade, proposta pela professora Denise de Medeiros, tinha como intenção desenvolver um trabalho livre e autoral produzido individualmente. Por ser seu primeiro semestre e ainda não ter grande prática com a câmera, Elder encontrou dificuldades para obter boas imagens. A intensão era de conseguir passar algo além do que estava sendo registrado pelas lentes. A inspiração para seu trabalho surgiu enquanto ele ouvia uma música da cantora "Sia". Na capa de um de seus CDs ela aparece com um pacote na cabeça. Ela canta com o rosto coberto buscando ser reconhecida pela sua voz e não pelo rosto.

            Foi assim que o jovem fotógrafo decidiu que faria fotos expressões em sacos de papel sobre o rosto para gerar imagens divertidas e por ser uma ideia simples de ser colocada em prática. Com o resultado em mãos o acadêmico ficou desmotivado por esperar algo diferente do obtido. A reação mudou após apresentar para a turma no final do semestre passado. "Não saiu como eu planejava. Eu queria outra coisa nas fotos, mas quando apresentei até passei a gostar. Senti um pouco de mim nelas e era exatamente isso que eu queria. Consegui absorver algo critico das coisas". Afirma Pacheco.

            Sem grandes pretensões, o aluno enviou as fotos para um site e para sua surpresa seu trabalho foi avaliado e postado. As fotos ainda foram divulgadas pelo site no Facebook que foi aonde vieram os maiores comentários e as críticas. São mais de cinco mil curtidas e uma centena de comentários. "O uso de pacotes de papel traz a ideia de simplicidade neste ato, e as expressões caracterizadas dão um ar cômico ao projeto." escreve o site "catracalivre.com.br" junto à publicação das fotos.







            Com a publicação do material vieram muitos comentários positivos e também críticas negativas. O jovem toma tudo como lição e conclui que no mercado de trabalho é difícil agradar a todos e isso é um impulso para sempre buscar se aperfeiçoar mais. Existem muitas ideologias e nem sempre a mensagem será tão bem interpretada por outros. Elder garante que além de nota para a disciplina, também ganhou motivação para crescer profissionalmente. Ele quer cada vez mais se empenhar no curso e criar ideias e projetos que poderão "encher os olhos das pessoas" como ressalta o aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário