segunda-feira, outubro 21, 2013

Pesquisa deve impactar a sociedade, diz professora

A doutora Cláudia Peixoto de Moura, da PUC/RS, falou aos alunos e professores do curso de Comunicação Social da Unisul campus de Tubarão, na última sexta-feira (18/10), sobre a importância da pesquisa científica
A conversa da professora e pesquisadora, doutora Cláudia Peixoto de Moura, com os estudantes do curso de Comunicação Social da Unisul, campus de Tubarão, na última sexta-feira (18/10), no auditório do Cettal, consistiu em uma explicação passo a passo acerca dos meandros da pesquisa acadêmica. Ela transmitiu dicas para a realização de um bom estudo, entre outros tópicos. Segundo Cláudia, a investigação deve partir de uma “vontade de encontrar uma solução diferente” para o problema, com o objetivo de impactar a sociedade, através do conhecimento. Para ela, a produção de um estudo deve ter validade relevante para a comunidade, sem nunca deixar margem para que se questione a sua importância.

A iniciativa da palestra da professora Cláudia ‘A importância da pesquisa em sala de aula’ vem ao encontro do investimento que o curso faz para aliar a pesquisa do ensino, de acordo com o coordenador de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, professor Mário Abel Bressan Junior. Para ele, a pesquisa não deve ser feita apenas nas produções dos trabalhos de conclusão de curso, mas que seja praticada na sala de aula para trazer o conhecimento tão importante para a qualificação do curso e dos profissionais que irão para o mercado fazer a diferença.

Graduada nas três habilitações da Comunicação Social – Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas –, mestre em Sociologia e doutora em Ensino da Comunicação, a professora gaúcha, que coordena o curso de Relações Públicas da PUC/RS, diz que considera importante participar de eventos acadêmicos, especialmente para falar com professores ou alunos a respeito da formação superior e da pesquisa. “Isso é muito produtivo para mim, pois vejo como as outras realidades, universidades, estão trabalhando com essas duas questões. Ganho muito com esses encontros, porque penso que sempre posso fazer com que alguém goste da pesquisa. O meu intuito é levar essa ‘sementinha’, e se eu conseguir fazer com que uma pessoa daqui possa ter a curiosidade de fazer isso que eu estou propondo, já valeu a pena”, explica Cláudia.

Antes de palestrar aos acadêmicos, a professora Claúdia se encontrou com os professores do curso durante a tarde para conversar sobre o ensino e a pesquisa em Comunicação. Participaram do encontro o vice-reitor, professor Mauri Heerdt, a coordenadora da Una, professora Amanda Pizzolo, e Adriana Destro, da pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unisul.

Unisul Hoje, com informações da Agecom/Curso Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário