domingo, outubro 06, 2013

Curso de Jornalismo lança revista

O curso de Jornalismo da Unisul campus Tubarão lança a primeira edição da revista “Em Pauta”, produzida pelos alunos da 8ª fase

Unisul Hoje


Os alunos da 8ª fase do curso de Jornalismo da Unisul, campus Tubarão, produziram e preparam o lançamento da revista “Em Pauta”. A primeira edição tem como tema a vida e a obra do artista plástico tubaronense Willy Zumblick, cujo centenário foi comemorado em setembro. 

A revista foi produzida na disciplina Laboratório de Vivência, sob a supervisão da professora Cilene Macedo. “Os alunos fizeram uma ampla pesquisa sobre o artista, entrevistaram amigos e familiares, foram à escola onde ele estudou, visitaram o museu que expõe muitas das obras dele, vivenciaram e se aprofundaram no tema. Foi um trabalho conjunto e muito gratificante”, ressalta a professora Cilene. 

A primeira edição da revista “Em Pauta” traz o título ‘Willy Zumblick, o pintor das cinco mil obras’. Ela tem 32 páginas, contendo 13 matérias destacando as principais fases da vida do artista desde a descoberta da arte, a vida, o trabalho, a fé, as obras e o amor pela esposa e filhos. A revista foi diagramada pela publicitária Ana Durante, que atua na área de Marketing da Unisul, e conta com fotos da fotógrafa e professora Denise Medeiros e do acervo cedido pelos familiares. 

O tema foi escolhido para homenagear o centenário do artista plástico, que completaria 100 anos no dia 26 de setembro. Uma série de homenagens foi preparada a ele, e a revista teve esse objetivo. Além da revista os acadêmicos também fizeram um vídeo documentário sobre a vida de Zumblick, coordenado pelos professores Rafael Matos e Mauro Fucilini. 

Para o professor da disciplina TV e Cinema, Mauro Fucilini, fazer um vídeo sobre Willy Zumblick é uma forma de homenagear este grande artista tubaronense no ano do seu centenário. “E também é uma técnica para os alunos colocarem em prática a teoria aprendida em sala de aula”.

O professor Rafael Matos, da disciplina Laboratório de Vivências II, conta que inicialmente a coordenação do curso pediu aos alunos um curta-metragem. “Foram eles mesmo que decidiram pelo formato documentário, o que demonstrou uma grande preparação como quase jornalistas que são. Demonstraram um grande comprometimento com a atividade e com os prazos que tiveram. O trabalho ficou de alto nível, o que nos deixa mais do que satisfeitos, mas orgulhosos pelo potencial demonstrado e pelo futuro que terão”.


Para o coordenador do curso de Jornalismo, professor Mário Abel Bressan, a produção da revista é um ganho para o curso e para os alunos que desta forma podem experimentar o que aprendem nas disciplinas de forma prática. “Além de contribuir com a sociedade ao contar e registrar fatos importantes para nossa região, para a nossa Universidade e para o conhecimento comum. Foi uma alegria ver a edição impressa”, conta Mário. 

A revista pode ser adquirida na coordenação do curso no campus de Tubarão. Mais informações pelo telefone (48) 36213092. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário