quinta-feira, junho 13, 2013

Alunos contam como foi o Festival Internacional de Publicidade em Gramado

O 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de Junho e contou com grandes palestras. A abertura foi marcada pelo discurso do presidente do evento neste ano, Mauro Dorfman, da Dez Comunicação, e foi feita em vídeo com participação do Tangos e Tragédias. Isso tornou a abertura muito interessante, envolvendo os presentes e mostrando um pouco do que era esperado para os próximos dias de festival.

No mesmo dia, ocorreu a entregada da Medalha Mauricio Sirostsky Sobrinho tendo como um dos homenageados a grande jornalista Patrícia Poeta, em seu discurso, Patrícia afirmou que sem Publicidade não existe Jornalismo, arriscando dizer que sem a mesma o Jornal Nacional não existiria.

O segundo dia de festival teve como destaque o tema “Razão”, incluindo a presença do palestrante Morihiro Harano, Fundador e Diretor de Criação da Agência Mori Inc. e jurado do Festival de Cannes de 2012 e 2013. Ele falou do processo criativo de algumas de suas campanhas e de como nossas experiências pessoais podem influenciar no processo de criação.

Na sequência o painel “Como a Mente Humana Toma Decisões”, com o Neurocientista e Coordenador de Projetos Científicos da PUCRS, André Palmini. Este painel mostrou como se dá o desenvolvimento do cérebro e como acontece o processo de maturação do Lobo Frontal responsável pelas nossas decisões.

O painel “A Arte de Vender e Comunicar”, com o Diretor de Marketing da Chili Beans, Cristiano Frois, e Pedro Navio, Head da Red Bull para América Latina, falou sobre a arte de vender. Foi discutida ainda, a importância da marca ter uma identidade e de como vender mais do que apenas o produto, tornou as marcas Red Bull e Chili Beans, reconhecidas e fortes no mercado.

Para encerrar o dia e fazer a transição de “Razão” para “Emoção”, palestra com Dado Schneider, Doutor em Comunicação, que contou, com muito bom humor, mostrando que a “Emoção” funciona mais que a “Razão” na Publicidade.

O dia da “Emoção” não poderia deixar por menos e expôs grandes painéis: Alexandre Lucas, 
Diretor da Bossa Nova Filmes, e Eduardo Camargo, CEO/CCO da Mutato, com “Migrantes da Emoção”, mostrou filmes que foram feitos para emocionar e para causar efeito e impacto no público. Já o painel que teve a presença de Claudio Ramos, Diretor Internacional no Departamento Consumer Products da Dream Works, falou sobre o que os filmes de animação trazem para que se tornem sucesso, e apresentou uma série de produtos considerados bons e ruins para a promoção de um filme.

No painel “Sustentabilidade como Driver de Negócios”, Carlos Bensan, Presidente Criação da Ogilvy/Earth Chile y Ogilvy da América Latina, foi falado sobre a importância que os comunicadores têm nesta questão, como se pode fazer diferença com campanhas que prezem a sustentabilidade e o quanto isso está se tornando importante para as marcas.

O painel “Emoção de Criar” com Zico Farina, Redator da DM9DDB, e Vitor Knijnik, Vice-Presidente de Criação da Agência VML, mostrou o quanto temos de persistir ao criar e desenvolver nossos projetos e a importância que se tem ao defender sua ideia.

Para encerrar a noite, palestra com Lula Vieira, Diretor de Marketing da Ediouro Publicações, falando das gafes que não deveriam acontecer em todas as profissões da área de comunicação.





O tema mais repetido no Festival Mundial de Publicidade de Gramado foi a necessidade de viajar, seja lendo livros, vendo filmes ou séries, ouvindo música ou conhecendo novos lugares, tudo é essencial para que tenhamos novas ideias e possamos obter tudo que for possível de conhecimento. Não adianta talento se não tiver esforço.



Um evento dessa magnitude nos mostra como a área da Publicidade é abrangente e o quanto pode ser feito através dela. Estar perto de grandes profissionais faz com que nós, estudantes, possamos entender como esse mundo realmente acontece. Marcelo Pires, Diretor da Ideia da Silva, disse que a maior prova de inteligência é a curiosidade, ou seja, ser publicitário é aprender sempre.

Um comentário:

  1. Putz, eu não apareci em nenhuma foto...Maldito Mc Donald's que me atrasou.

    ResponderExcluir